PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 9ª SUBSEÇÃO DE ALTO ARAGUAIA

Março de 2024 | Ver mais
# # # # # 1 2
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

14/08/2020 15:00 | INSPIRA ADVOCACIA
Foto da Notícia: Da ficção para a realidade: inspirada por filme, advogada vê no Direito oportunidade de fazer justiça

Foto: Arquivo

img Determinado a acabar com uma onda de crimes que abalava Nova Iorque, o ex-policial Frank Castle dedica sua vida à luta contra o mal. Conhecido como O Justiceiro, o anti-herói criado pela Marvel Comics, estreava nos cinemas em 1989, interpretado por Dolph Lundgren. A magia da tela rompeu fronteiras e a história americana chegou ao Centro Oeste do Brasil, empolgando a pequena Suzimaria Maria Souza Artuzi. Inspirada pelo protagonista, aos cinco anos de idade, decidiu: seria advogada para poder fazer justiça.

Natural de Barra do Garças, já carregava esta certeza quando a família decidiu buscar por melhores condições de vida em Primavera do Leste, há 28 anos. Assim, chegou ao município ao lado do pai, mãe, e dois irmãos. Sem saber explicar bem como o interesse surgiu tão cedo, conta não ter nenhum advogado na minha família ou que tivesse contato. A principal referência era mesmo o filme.

Antes que alcançasse seu objetivo foi babá, aos 14 anos, e depois garçonete de um buffet. Em 1999, quando terminou o colegial, ingressou no curso de Ciências Contábeis, uma das duas únicas opções de graduação oferecidas em seu município à época. Concluída esta etapa, no ano em que pegou o diploma viu a oportunidade de realizar seu sonho se aproximar. Em 2005 a faculdade Unicem inaugurava ali o curso de Direito. Como na primeira vez, foi aprovada, mantendo o foco e as notas altas até a conclusão, em 2009.

Católica, devota de Nossa Senhora Aparecida, a advogada acredita ter contado, para além do esforço na preparação, com ajuda divina na aprovação do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2010. Mesmo diante do tecnicismo intimidador, escolheu o Direito Tributário para defender na segunda fase da prova. Bravura reconhecida por Santo Antônio e Santo Expedito.

“Eu tinha colocado duas imagens deles dentro do livro permitido para pesquisa. Quando me deparei com a primeira questão, abri justamente na página onde estava a resposta. Na hora, ri sozinha. Olhava sem acreditar para a fiscal da sala, que deve ter achado que sou louca. ”

A partir daí, nunca mais se separou dos números e nem dos santos. Há oito anos deixou uma sociedade para abrir seu próprio escritório, o Advocacia Souza Artuzi, onde os dois figuram em lugar de honra na decoração. Hoje, sócia da advogada Caroline Niebisch, também defende causas trabalhistas e previdenciárias. “Parte do êxito se dá pelo fato de que já sou conhecida na cidade. O trabalho precisa ser bom para conquistarmos a confiança dos clientes. ” Já outra parte do sucesso pode ser atribuída às virtudes sacras que tanto admira. “Tem que ter paciência e sabedoria. ”

img    Assim como Frank Castle e Santo Expedito, corajoso militar romano, a advogada ainda hoje mantém aceso o desejo de levar justiça àqueles que dela precisam.  Diferentemente destes dois, contudo, a heroína tem como arma a constituição. Em um de seus casos mais emblemáticos garantiu a uma mulher grávida, com quadro de pré-eclâmpsia, um parto seguro, negado inicialmente pelo plano de saúde contratado por ela.

Diante do risco que a mãe e o bebê corriam, conseguiu, em menos de três horas, uma liminar que assegurou o nascimento da criança com todo o amparo que lhe era necessário, além de uma indenização à família. “Para mim, advogar significa isso. Se não fosse um advogado ali, eles não teriam como contornar a situação. Diante de casos como este me sinto realizada. É isso que nos move. ”

A paixão pelo Direito se reflete também nos certificados que acumula, dentre os quais: pós-graduação em Direito Tributário e Direito Processual Civil. Além disso é administradora judicial e mediadora judicial pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e Tesoureira da Subseção de Primavera do Leste da Ordem dos Advogados – Seccional Brasil de Mato Grosso (OAB-MT) e membro da Comissão de Estudos de Recuperação Judicial da OAB MT. “Além do retorno financeiro a advocacia me proporciona independência. Como é algo que amo, me satisfaço trabalhando. ”

Suzimaria está entre os mais de 28 mil advogados e advogadas de Mato Grosso, que, com bravura, compromisso e ética, ajudam a sustentar os pilares do estado democrático de direito. Ela é uma das homenageadas pelo projeto Inspira Advocacia, criado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), para celebrar o mês da advocacia e valorizar àqueles que a fazem.

Instagram @oabmatogrosso