PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 9ª SUBSEÇÃO DE ALTO ARAGUAIA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Abril de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 # # # #

Notícia | mais notícias

Em ação conjunta com CF e demais Seccionais, OAB-MT aciona STF na defesa de prerrogativas

18/02/2024 19:49 | DEFESA DAS PRERROGATIVAS
Foto da Notícia: Em ação conjunta com CF e demais Seccionais, OAB-MT aciona STF na defesa de prerrogativas
imgEm ação conjunta do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e demais Seccionais, a OAB de Mato Grosso acionou, neste domingo (18), o Supremo Tribunal Federal (STF) e também a Procuradoria-Geral da República (PGR), para que apurem e tomem providências cabíveis diante da violação grave de sigilo profissional praticada contra um advogado.
 
A presidente da OAB-MT e coordenadora adjunta do Colégio de Presidentes, Gisela Cardoso, destaca que esta é uma resposta da advocacia mato-grossense e do país, em defesa de uma prerrogativa muito cara aos advogados e advogadas que é a garantia do sigilo das comunicações entre o profissional e o cliente.
 
"Uma demonstração de que não vamos aceitar afrontas às prerrogativas profissionais".
 
As petições se referem ao caso do advogado Ralph Tórtima que teve suas comunicações com cliente ilegalmente analisadas e expostas por um delegado da Polícia Federal.
 
Em vídeo, o presidente nacional da Ordem, Beto Simonetti, falou a advocacia brasileira. Relatou que o delegado da Polícia Federal Hiroshi de Araújo Sakaki encaminhou ao Ministro Relator do Inquérito peças produzidas relativas aos autos e incluiu documento referente à análise dos dispositivos apreendidos na posse de investigados. Nas peças encaminhadas ao relator, o delegado incluiu transcrições de diálogos, prints de imagens e de documentos concernentes às comunicações entre o cliente e o seu advogado.
 
“É inaceitável regredir à época em que não havia direitos e liberdades fundamentais. Defender a democracia envolve proteger seus pilares, inclusive as prerrogativas da advocacia”, disse o presidente da OAB.
 
Gisela Cardoso reforça que a OAB-MT soma-se à advocacia do país neste momento, requerendo respeito a prerrogativas.
 
--
 
Keka Werneck e Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610-7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso

 


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp