
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) recebeu, nos últimos dois dias (06-07/11), a visita de uma comitiva do Conselho Federal da OAB (CFOAB), liderada pelo coordenador nacional de Interiorização da Advocacia do CFOAB, Nivaldo Barbosa Jr, dando início aos preparativos para a realização da I Conferência Nacional de Interiorização da Advocacia, que acontecerá em Cuiabá, no primeiro semestre de 2026.
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, que recebeu a comitiva ao lado dos demais diretores da Seccional, informou que a expectativa é receber advogados e advogadas de todo o país.

“Advogados e advogadas de todo o Brasil terão a oportunidade de realizar um amplo debate sobre a advocacia e a prestação jurisdicional no interior do país. Iniciamos a definição de temas e palestrantes, avaliamos espaços e estrutura. Dois dias de muito trabalho e com ótimos resultados. A Conferência será também uma oportunidade de reafirmar a profissão como parte indispensável do Sistema de Justiça, em especial, a advocacia do interior do país”, afirmou Gisela Cardoso.
O coordenador nacional de Interiorização da Advocacia do CFOAB, Nivaldo Barbosa Jr, que também lidera a implementação do Plano Nacional de Interiorização da Advocacia, fez uma avaliação positiva da visita a Mato Grosso. Durante as visitas técnicas, a comitiva conheceu espaços que estão disponíveis para sediar a Conferência.

“As estruturas são muito interessantes e eu acredito que a gente tem tudo para realizar um grande evento e fazer história, que seja a primeira conferência de várias outras que virão a partir desse movimento que vai ser desenvolvido pelo Conselho Federal junto com a Seccional de Mato Grosso. Gostei muito. Senti que os diretores da OAB-MT, os integrantes da comissão, estão muito envolvidos, muito entusiasmados com o projeto, assim, a gente tem tudo, sim, para fazer história”, enfatizou Nivaldo Jr.
Foram realizadas reuniões de trabalho e visitas técnicas, tratadas questões sobre transporte, logística, hospedagem, passagens aéreas. Contatos com agências de turismo e outros prestadores de serviço; questões gerais e específicas para viabilizar efetivamente o funcionamento da conferência.

“Será a primeira Conferência Nacional de Interiorização eu acho que é muito simbólico fazer o evento em Mato Grosso, pela sua história, pela sua tradição, pela sua cultura. E por isso que Mato Grosso foi escolhido, pelo presidente Beto Simonetti e pela diretoria, porque a ideia é que a gente possa trazer uma perspectiva de acolhimento para a advocacia interiorana. Eu penso que Cuiabá é muito representativa nesse aspecto. Deixar a gente poder mostrar que qualquer advogado, advogada de qualquer interior do país pode se sentir pertencendo ao Sistema”, finalizou Nivaldo Jr.
A comitiva do CFOAB foi recebida em Cuiabá pela presidente da OAB-MT Gisela Cardoso, o vice-presidente Giovane Santin, o secretário-geral Josemar Carmerino, a secretária-geral adjunta Aline Luciana da Silva e o diretor-tesoureiro Max Ferreira Mendes. A Coordenadora da Interiorização da OAB-MT e presidente da 21ª Subseção, Danusa Oneda, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT), Rodrigo Araújo. Conselheiros federais e estaduais, a diretoria da Escola Superior da Advocacia (ESA-MT), entre outros representantes da advocacia mato-grossense.
--
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso